Psicologia Clínica

Avaliação Psicológica

A Entrevista de Avaliação e Diagnóstico visa a compreensão aprofundada do que se está a passar com o paciente.

A 1ª consulta/entrevista clínica é habitualmente uma entrevista de avaliação que inscreve a necessidade de ouvir atentamente a história de vida do paciente, as suas queixas e os seus pedidos. Por vezes, o processo de avaliação psicológica implica a realização de várias sessões de 3 a 5.

A avaliação é um processo objectivo com tempo definido que utiliza várias técnicas e instrumentos de avaliação (testes cognitivos, teste de personalidade).

No final da avaliação é elaborado um relatório pelo psicólogo de acordo com o enquadramento do pedido inicial.

Após a avaliação o terapeuta propõe estratégias de intervenção psicoterapêutica adequadas ou se houver necessidade outro possível encaminhamento caso existam outras necessidades.

Avaliações Psicológicas Possíveis:

- Processos de Reforma, Pensões de Invalidez, Avaliação de Personalidade, Avaliação do Desenvolvimento Intelectual/Cognitivo, Avaliação em Contexto Forense, Avaliação Psicopedagógica e Orientação Vocacional e profissional.

Psicoterapia de Apoio

Apoio psicoterapêutico a Crianças, Adolescentes e Adultos.

Após uma avaliação clínica pode ser iniciado um processo psicoterapêutico, trabalhando aspectos e temas trazidos pela pessoa que são geradoras de tristeza, sofrimento, angústia, dúvida, ansiedade ou ainda outras questões e/ou sintomas que poderão ser difíceis de lidar e sentir.

A psicoterapia apresenta um setting específico ou seja, é realizada num determinado local (consultório ou gabinete) com uma duração de 50 minutos. Este lugar de encontro propicia segurança para poder falar e pensar acerca de si mesmo e do que pode estar na origem do problema gerador de sofrimento.

Psicoterapia de Grupo

Esta psicoterapia recorre a técnicas específicas e modos de intervenção com fins terapêuticos, em que as interacções grupais são parte do processo de mudança e transformação de cada indivíduo.

Aconselhamento

A consulta de aconselhamento tem o objectivo de poder abordar uma determinada questão ou situação e poder com ajuda do terapeuta esclarecer a suas dúvidas e inquietações.

Consulta de Pais

As consultas de pais pretendem apoiar e fornecer novas formas de ajustamento e adaptação a situações ou problemas trazidos por estes. A consulta pode ter também o objectivo de acompanhar e elucidar os pais relativamente a situações derivadas de comportamentos dos seus filhos (crianças ou adolescentes) e saberem lidar melhor com as dificuldades adversas que possam surgir.

--


Mais questões? Contacte-nos